Resultados Altice Portugal 3 Trimestre 2021

Resultados Altice Portugal 3º Trimestre 2021

• As Receitas mantiveram a rota de crescimento, num contexto de retoma pós-pandémica, totalizando 589,4M€ e 1.689,2M€ respetivamente no 3º trimestre e nos nove meses do ano, o que se traduziu num crescimento face aos períodos homólogos de +8,9% e de +8,1%.

• O EBITDA do 3º trimestre atingiu os 221,8M€ e 639,1M€ nos nove meses, o que representou crescimentos face aos mesmos períodos do ano anterior de +2,3% e +1,7%, respetivamente.

• A preferência pela Fibra, pelo portfólio de serviços inovador e diversificado e pelas ofertas convergentes e integradas, continuou a potenciar o crescimento da Base de Clientes e a reforçar a posição da Altice Portugal no mercado nacional.

• A Altice Portugal reiterou a aposta na expansão da rede de Fibra Ótica, tendo atingido no final de setembro de 2021, 5,9 milhões de casas passadas com Fibra Ótica em Portugal. Adicionou, assim, mais 100 mil casas servidas com Fibra no 3º trimestre de 2021 e mais 308 mil nos nove meses do ano. Esta é inequivocamente a maior Rede de Fibra Ótica de Portugal.

• Neste trimestre as marcas da Altice Portugal voltam a registar um desempenho assinalável em termos de Qualidade de Serviço, com subidas significativas do NPS face ao período homólogo, com o reconhecimento da MEO como o operador com menor número de reclamações por mil clientes e ainda com a distinção da rede móvel MEO como a “Melhor do Teste – Internet Móvel” pela Deco-Proteste.


Apesar do atraso no Leilão do 5G, por responsabilidade exclusiva da ANACOM, e da contínua deterioração do ambiente regulatório, a Altice Portugal mantém-se fiel aos compromissos de transformação digital e de identificação de soluções que coloquem os seus clientes na melhor posição para o sucesso, aliada a uma qualidade de serviço ímpar, num contexto social e económico ainda a recompor-se dos efeitos pandémicos. As Receitas, para além do crescimento homólogo, apresentaram um aumento de +7,0% face ao trimestre anterior (589,4 milhões de euros no 3º trimestre de 2021 comparado com 550,7 milhões de euros no 2º trimestre de 2021), proveniente da performance demonstrada por todos os Segmentos.

O crescimento sustentado da Base de Clientes Fixo e Móvel, dos Negócios Empresariais e a aposta no binómio Fibra/Convergência impulsionaram a rota das Receitas. O desenvolvimento de um portfólio inovador e diversificado adaptado à realidade mutável e o compromisso com elevados padrões de qualidade, robustez e segurança das redes, traduziram-se num desempenho operacional assinalável, quer do Segmento Consumo, quer do Segmento de Serviços Empresariais.

A prossecução de elevados padrões de qualidade no serviço prestado continuou a dar resultados, o que se consubstanciou nos dados divulgados pelo regulador português, que em setembro mostraram que a MEO foi o operador com menor número de reclamações por mil clientes. De acordo com a ANACOM, a MEO teve o menor índice de reclamações no 2º trimestre de 2021. Desde 2019, a MEO tem-se destacado como o operador no mercado português de telecomunicações com o menor número de reclamações por mil clientes, resultado direto da aposta contínua da Altice Portugal no serviço ao cliente e qualidade das ofertas.

Em 27 de outubro de 2021, após dez meses, duzentos dias e 1727 rondas, o leilão do 5G terminou. A Altice Portugal congratula-se por ter cumprido todos os ambiciosos objetivos a que se tinha proposto: obteve 104 MHz no âmbito
da atribuição de frequências 5G, distribuídas nas faixas de 700 MHz, 900 MHz e 3,6 GHz. Isto resultou num investimento que ascende a 125 milhões de euros para o total de espectro adquirido.

No final do 3º trimestre de 2021, a penetração de 4G e 4G+ atingiu 99,8% e 94,7%, respetivamente, impulsionada pelo investimento sustentado na rede móvel. Em julho, a marca MEO recebeu a distinção “Melhor do Teste – Internet Móvel”, com base nos dados dos 12 meses anteriores da aplicação QualRede da Deco Proteste, um reconhecimento da forte posição da Altice Portugal no mercado.

O EBITDA voltou a revelar crescimento no 3º trimestre de 2021, com +2,3% face ao trimestre homólogo de 2020 e com +4,1% face ao trimestre anterior. Nos primeiros nove meses de 2021, registou um incremento de +1,7% face ao período homólogo do ano anterior. Esta evolução resulta da performance e qualidade da receita e da contínua racionalização da estrutura orgânica e do controlo dos custos operacionais.

O Investimento cifrou-se em 109,7 milhões de euros no 3º trimestre e a 338,1 milhões de euros de janeiro a setembro, refletindo a contínua expansão da cobertura de Fibra Ótica e reforço da rede móvel. A Altice Portugal adicionou mais 100 mil casas no 3º trimestre de 2021 e mais 308 mil nos primeiros nove meses do ano, tendo, no final de setembro de 2021, atingido 5,9 milhões de casas passadas em Portugal.

Segmento Consumo | 3º Trimestre 2021
No 3º trimestre do ano, as Receitas do Segmento Consumo registaram um crescimento de +3,4% face a igual período do ano anterior, fixando-se em 314,6 milhões de euros (versus 304,3 milhões de euros no 3º trimestre de 2020). Face ao trimestre anterior as Receitas apresentaram um acréscimo de +3,6%.

A Base de Clientes continuou a crescer, tanto no Negócio Fixo como no Móvel, suportado por níveis historicamente baixos de Churn, aliados à manutenção da sólida performance de angariação, promovida também pela convergência e tecnologia Fibra, que permitiu adicionar clientes mais valiosos e com maior vida útil. As adições líquidas de Clientes Únicos foram positivas pelo décimo sexto trimestre consecutivo.

Segmento de Serviços Empresariais | 3º Trimestre 2021
[Combina os Segmentos Empresarial – B2B, Wholesale e as restantes Unidades de Negócio da Altice Portugal]

O Segmento de Serviços Empresariais apresentou um valor de Receitas de 274,8 milhões de euros no 3º trimestre do ano, traduzindo-se numa variação homóloga de +16,1% quando comparado com o total de 236,7 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior. Face ao trimestre anterior registou um crescimento de +11,3%. O desempenho dos serviços empresariais também foi beneficiado pela reconquista de importantes clientes empresariais de grande dimensão em vários setores, bem como pela recuperação das receitas de Roaming face ao 3º trimestre de 2020, embora a contribuição absoluta tenha sido inferior à do 3º trimestre de 2019.