Alexandre Fonseca eleito Presidente da Assembleia Geral do Business Council for Sustainable Development Portugal

​​​​O Business Council for Sustainable Development (BCSD Portugal) é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas de referência em Portugal com o compromisso ativo no eixo da sustentabilidade. O volume de negócios dos seus associados representa cerca de 10% do PIB nacional, o que evidencia a relevância do impacto das suas jornadas de sustentabilidade na sociedade e no ambiente. Por sua vez o BCSD Portugal integra a Rede Global do World Business Council for Sustainable Development, a maior organização internacional empresarial com atuação na área do desenvolvimento sustentável.

Alexandre Fonseca lidera agora os órgãos sociais do BCSD, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ao lado de António Pires de Lima, CEO da Brisa e Presidente da Direção do BSCD e de Manuel Mota, Partner da Ernst & Young e Presidente do Conselho Fiscal do BSCD.  “A grande prioridade na área da Sustentabilidade da próxima década será passar da fase de sensibilização para a concretização em projetos e modelos de negócio. Este dever de “agir” obriga ao envolvimento da sociedade, dos governos e das empresas.

Os três pilares ESG têm de ser assumidos como catalisadores de uma transformação social paralela à transformação digital, ambas imprescindíveis para um País mais forte e um Mundo melhor” afirma Alexandre Fonseca. Neste âmbito a Altice Portugal tem marcado a sua estratégia por várias iniciativas: a certificação internacional ISO14001:2015 (Sistemas de Gestão Ambiental) em todas as áreas de negócio; a adesão à “Business Ambition for 1.5ºC” em linha com os objetivos do Acordo de Paris; a adesão à primeira edição do Climate Ambition Accelerator - o programa Global Compact das Nações Unidas que apoia empresas em todo o mundo na definição de políticas rumo às zero emissões e a assinatura do Act4Nature na área da conservação da biodiversidade.

Recorde-se que Alexandre Fonseca será, a partir do próximo dia 2 de abril, Presidente do Conselho de Administração da Altice Portugal e Co-CEO da Altice Europe. É membro de diversas associações do setor entre as quais a APDC- Associação para o Desenvolvimento das Comunicações e a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. ​​