Com foco na conectividade 5G e nas oportunidades que a tecnologia vai trazer ao ecossistema empresarial, os 12 projetos a concurso da 7ª edição do IoT Challenge respondem aos desafios nas áreas da Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços. Este ano, o júri foi composto por Nuno Nunes, Chief Sales Officer/ B2B da Altice Portugal; João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal; Diogo Lopes, Communications & Security Manager da Jerónimo Martins; José Galvão, IT Director do Grupo Impresa e Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga
Os vencedores
BlueEye Handsfree, Empresa RedZinc O BlueEye Handsfree consiste numa solução de vídeo, através de um “wearable”, que permite a transmissão, em tempo real, do ponto de vista de profissionais em movimento (paramédicos, enfermeiros comunitários, médicos) para especialistas médicos remotos enquanto ajudam os seus pacientes. A solução integrada consiste numa leve câmera wearable que permite capturar o vídeo em direto, na aplicação BlueEye para smartphone com conectividade móvel 5G e no “Hot Desk” BlueEye residente na Cloud para aceder remotamente ao vídeo em direto.
MTI Smart Room, Empresa Managing the Intelligence A MTI Smart Room é uma solução que utiliza IoT e AI para o mercado global de alojamento turístico, para aumentar a eficiência energética na unidade do alojamento. Em relação ao hardware, foram desenvolvidos dispositivos de IoT não intrusivos, fáceis de instalar e de configurar, que trabalham com qualquer marca de ar-condicionado.
Spotlite, Empresa Aethra A solução Spotlite consiste num sistema de monitorização de riscos para infraestruturas baseado em dados de satélite, sensores IoT e modelos digitais (digital twins), fornecendo uma análise em larga escala da estabilidade estrutural destas infraestruturas. É um sistema que funciona como uma plataforma online desenhada de forma a servir as necessidades de variadas indústrias, nomeadamente a gestão de infraestruturas de transporte (rodovia e ferrovia), energia ou mineração.
Nesta 7ª edição foi ainda atribuído um prémio honorário à solução 5G Stream Live, uma solução 5G de aquisição instantânea de imagem e dados técnicos de viaturas, possibilitando, entre outros cenários, a atuação remota e automática em tempo real em caso de emergência. Este projeto é liderado pela KRS (Kevin Reimann Saraiva Team). Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, realça a importância deste projeto explicando que «O IoT Challenge tem ganho espaço e notoriedade junto do tecido empresarial uma vez que se trata de uma oportunidade de criar soluções inovadoras que tenham impacto no dia de amanhã.
Quando criámos esta competição estávamos cientes que iriamos agregar e identificar os melhores profissionais da área de IoT, as ideias mais disruptivas e incentivar a recuperação económica e a transformação digital do nosso país. São já 7 anos de história, que se traduzem na liderança de produtos e soluções que melhoram a vida das pessoas e das empresas.» Para além da oferta de três Samsung Galaxy Tab S8 128GB 5G, as três equipas vencedoras poderão ainda ver a sua solução IoT integrada no portfólio de Produtos & Serviços Altice Empresas.
Nas suas sete edições, o IoT Challenge já impactou cerca de 220 participantes, 80 empresas e consagrou 24 vencedores, que contribuíram para reforçar o mercado português de soluções Internet of Things. Através desta competição, a Altice Empresas reconhece e premeia os melhores talentos da área tecnológica em Portugal, disponibilizando ao tecido empresarial nacional ferramentas únicas para que possam continuar o seu processo de transformação digital. Cada vez mais, a tecnologia tem um papel primordial junto das empresas, das pessoas e da sociedade em geral. Aliar a inovação, a tecnologia e a investigação a soluções diferenciadoras tem sido o caminho que a Altice Empresas tem vindo a percorrer e que assim permite posicionar-se como um parceiro de excelência das pequenas e médias empresas do país.