Altice Portugal investe na Região Autónoma dos Açores

Altice Portugal investe na Região Autónoma dos Açores

​Foi num encontro que juntou a Comissão Executiva da Altice Portugal, o Governo Regional dos Açores e alguns dos maiores empresários da Região, que Ana Figueiredo - pela primeira vez nos Açores enquanto Presidente Executiva da Altice Portugal - anunciou a nova vaga de investimento em redes, tecnologia e inovação, e iniciativas de apoio nas áreas da sustentabilidade e responsabilidade social, que a Altice irá trazer à Região.  São cerca de 8 milhões de euros, em 2022 e 2023, que a Altice Portugal prevê investir na expansão da fibra ótica e modernização de toda a rede móvel do arquipélago. Um compromisso que tem vindo a ser assumido entre a Empresa e o Governo Regional, e que coloca os Açores no topo das prioridades de investimento em inovação e infraestruturas.  

​ “Os Açores estão no topo das nossas prioridades de investimento em inovação e infraestruturas com o objetivo de criar valor estratégico. Hoje, os Açores apresentam índices de cobertura dos mais elevados a nível Nacional. Queremos continuar a distinguir este arquipélago, dotando-o das melhores condições tecnológicas para as empresas e para as famílias”, afirmou Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal.  Investimento em infraestruturas de fibra ótica e redes Atualmente com um dos índices de cobertura dos mais elevados a nível nacional, com cerca de 97% de cobertura de fibra ótica, a Altice Portugal continua a investir na expansão da maior rede de fibra ótica na RAA, na modernização e expansão da rede móvel 4G e na nova geração 5G.  

Ribeira Grande, Ponta Delgada e Lagoa são agora os Municípios contemplados por esta nova vaga de investimento da Altice Portugal. Com este reforço, o Municipio da Ribeira Grande terá um novo site móvel na freguesia de Fenais da Ajuda e a ativação da rede 5G até ao final do ano 2022. Já o Municipio de Ponta Delgada, o maior Municipio dos Açores, vai passar a ter uma cobertura de fibra ótica superior a 95% e três novos sites móveis nas freguesias de Santo António, Ajuda da Bretanha e Candelária. Por fim, o Municipio de Lagoa vai passar a estar dotado de uma cobertura de fibra ótica superior a 95% até final de 2022, e de    três novos sites móveis nas freguesias de Cabouco, Água de Pau e Lagoa, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes.  No total estão previstos para os próximos dois anos, 14 novas estações da rede móvel para reforço de cobertura nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Faial, Terceira, Pico e São Miguel.  

Já em termos da nova rede móvel 5G, os Açores contam atualmente com 6 estações, sendo que até ao final de 2022, está também prevista a ativação de mais 22 estações, com o objetivo colocar este serviço em todas ilhas e em todos os concelhos, cobrindo cerca de 75% da população.  Para além das telecomunicações, redes e infraestruturas, a Altice Portugal identificou ainda como fulcrais para a sua intervenção, o estabelecimento de parcerias empresariais, com a academia, assim como ações no âmbito da responsabilidade social que foram estabelecidas durante este périplo: • Parceria entre a Altice Labs e a Universidade dos Açores com vista ao estabelecimento de ações de colaboração científico-tecnológica, começando pela cooperação ao nível da formação pósgraduada, estágios no âmbito de projetos colaborativos de I&D e intercâmbio de especialistas.

• Apoio à inovação e ao empreendedorismo através da renovação da parceria de cooperação entre a Altice Labs, a Altice Empresas e a NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.  

• Anúncio do protocolo estabelecido entre a Altice – Associação de Cuidados de Saúde e o Grupo SATA. Os colaboradores do Grupo SATA e os seus familiares diretos passam agora a poder contar com a rede da ACS Multicare e com os serviços prestados nos Centros Clínicos e Núcleos de Estomatologia e Oftalmologia da ACS, em Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Ponta Delgada, e no Funchal. 

• Oferta de equipamentos tecnológicos ao Lar da Mãe de Deus e ao Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo, com vista a criar oportunidades iguais para todos os jovens, dando resposta às suas necessidades, garantindo e contribuindo para a digitalização da educação e da sociedade. 

• Consciente de que todos devem ter acesso à prática do desporto, dado que promove hábitos de vida saudáveis e melhora a qualidade de vida das pessoas, a Altice Portugal vai doar uma prancha de surf adaptado à Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e duas pranchas da Liga MEO Surf ao Clube Naval de Rabo de Peixe.  A visita da Comissão Executiva da Altice Portugal decorre também no âmbito da conferência ‘Tecnologia: a próxima geração’, promovida pela Altice Empresas. 

A conferência, que juntou empresários, clientes da Região, bem como alguns dos maiores especialistas das áreas da Segurança, Turismo, Smart Cities e Saúde, foi um momento de excelência que serviu para apresentar e reforçar a estratégia da Altice Portugal para o segmento empresarial. Uma estratégia vocacionada para o mercado business to business e com impacto muito significativo no tecido empresarial dos Açores.