Altice Portugal no Carrier Community Submarine Summit 2023

Altice Portugal no Carrier Community Submarine Summit 2023

Lisboa vai receber 150 representantes da indústria de telecomunicações submarinas que irão debater os novos modelos de negócio e estratégias de investimento, a transformação digital, o papel dos ISPs, o peering entre redes e a importância dos centros de dados.


Esta conferência acontece num contexto em que Portugal, pela sua localização geográfica, e a Altice, pelo seu know how, se posicionam como porta de entrada da Europa e hub de telecomunicações europeu.

A costa portuguesa sempre foi estratégica para gerar ligações em rede uma vez que é a “anfitriã” de entrada para a Europa, o Atlântico e África. O ecossistema está agora a dar sinais de rápido crescimento com novos cabos submarinos como o Equiano, 2Africa ou Medusa a chegarem às costas de Lisboa, novas gateways de satélite a serem alojadas no seu teleporto localizado nesta área metropolitana, investimento em novas rotas de fibra de longo curso e novos projetos de centros de dados a serem desenvolvidos.

A Altice Portugal desempenha um papel estratégico como parceiro destes cabos submarinos, ao nível de serviços de consultoria e infraestruturas, suportado na sua experiência histórica nesta área de telecomunicações a nível nacional e internacional.

Serão estas experiências que a Altice irá partilhar num keynote e em dois painéis de debate com a participação de Jorge Andrade Santos, Head of International Wholesale e José Pedro Nascimento Head of Network and Operations sobre os temas: “New Business Models and Investment Strategies to meet cables future digital demand” e “How to interconnect now and in the future” (programa completo aqui).

Alexander Freese, Chief Operations Officer da Altice, reconhece que "A Altice Portugal, como líder do setor das comunicações em Portugal, orgulha-se de contribuir para a economia nacional e global como parceiro e dinamizador da indústria das comunicações submarinos reforçando o seu compromisso com o País”.

Recorde-se que os cabos submarinos são essenciais para a conectividade internacional transportando 95% do tráfego intercontinental de internet. Há 464 cabos submarinos em todo o mundo, num total de 1300 milhões de quilómetros. Por Portugal passam 13 cabos que interligam África e a América do Sul e do Norte à Europa.

A Altice e o MEO estão na indústria de cabos submarinos internacionais e nacionais há mais de meio século e têm duas estações de Cabos Submarinos estratégicas para o País, em Sesimbra e Carcavelos.

A tecnologia, como promotora da transformação digital do País, é um dos pilares estratégicos de atuação da Altice, quer nas áreas de negócio de consumo e empresarial, quer na área do Wholesale.​