Altice apresenta resultados do 4º trimestre de 2022 | Altice Portugal

Altice Portugal apresenta resultados do 4º trimestre de 2022

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​As Receitas e o EBITDA da Altice Portugal atingiram, em 2022, 2.629 milhões de euros e 906 milhões de euros, ou seja, +13,7% e +6,2%, respetivamente, em termos homólogos. O Investimento nesse ano foi de 483 milhões de euros, mantendo-se os níveis de aposta na transformação global das Infraestruturas, de Inovação e Investimento no País. A contínua aquisição de Clientes e a manutenção dos níveis reduzidos de desligamentos permitiu aumentar a base dos Serviços Fixos em 5,3%, nos últimos 12 meses, tendo a base de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição crescido 4,3%.

O 4.º trimestre de 2002. No período de outubro a dezembro de 2022, o total de Serviços Fixos incrementou 2,9% para 5,8 milhões e a base total de Clientes do Serviço de Televisão por Subscrição cresceu 1%, fixando-se em 1,8 milhões.

Todos os Segmentos e Linhas de Negócio da Altice Portugal cresceram Receitas no 4.º trimestre de 2022, um aumento de 11,3%, face a igual período do ano anterior e que se fixaram em 695 milhões de euros. A contínua expansão da base de Clientes em todos os segmentos, níveis de churn reduzidos, diversificação da oferta de serviços cada vez mais digitais, inovação e qualidade de serviço superior foram os fatores determinantes para o crescimento. 

O EBITDA aumentou 2,1% face ao 4.º trimestre de 2021 para 218 milhões de euros sustentado no crescimento da base de Clientes e receita dos serviços core e na contínua disciplina dos custos operacionais. A Margem percentual é diluída pelo crescimento significativo de novos negócios para além do “telco” tradicional.

O Investimento da Empresa ascendeu a 143 milhões de euros no 4.º trimestre de 2022, reforçando a aposta contínua na Rede Móvel, em Infraestruturas Core de última geração e na expansão da Rede de Fibra Ótica em Portugal, para um total de 6,2 milhões de casas no final de 2022. A aposta no reforço da Rede Móvel, e em particular na implementação da tecnologia 5G, conduziu ao aumento da taxa de cobertura da população portuguesa de 68,9% no final do 2.º trimestre, para 85% no final do 3.º trimestre e para 90,4% no final do 4.º trimestre. No 4G, a taxa de cobertura da população nacional manteve-se em 99,8%.

As Receitas do Segmento Consumo registaram o valor de 339 milhões de euros no 4.º trimestre de 2022, o que demonstra um crescimento homólogo de 4,6%. A base de Clientes únicos continuou a expandir-se e aumentou 1,7% em relação ao último trimestre de 2021, após conquistar 27 mil adições líquidas, para se fixar num total de 1,7 milhões.

As Receitas do Segmento de Serviços Empresariais fixaram-se em 356 milhões de euros neste trimestre, o que representa uma variação homóloga crescente de 18,4%, impulsionada sobretudo pelo crescimento da Altice Labs.

De acordo com os relatórios divulgados pela ANACOM no mês de dezembro, a MEO reforçou a liderança em todos os Serviços, mantendo essa posição relativa pelo 3.º trimestre consecutivo. Além disso, foi igualmente reconhecida pela ANACOM como a operadora com menor número de reclamações por mil clientes, pelo quarto ano consecutivo.