Altice Portugal e Associacoes Sindicais assinam revisao do Acordo Coletivo de Trabalho

Altice Portugal e Associações Sindicais assinam revisão do Acordo Coletivo de Trabalho

Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice em Portugal (STPT), Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços (SINDETELCO), Sindicato das Comunicações de Portugal (SICOMP) e Sindicato Nacional dos Quadros das Telecomunicações (TENSIQ) - assinaram a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Esta revisão, ambiciosa e abrangente, terá efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2023, destacando-se:

• Aumento de 9,2% nos salários mais baixos, garantindo-se um salário mínimo de 830€;
• Aumento de 3,5% nos salários até 1.300€
• Aumento 2,3% nos salários de 1.300€ a 2.300€
• Aumento 2% nos salários igual ou superior 2.300€
• Garantia de movimentos de evolução na carreira profissional, com base nos princípios da meritocracia, prevendo-se 300 movimentos de evolução profissional até ao final de 2023, 100 dos quais para trabalhadores com 3 ou mais anos sem evolução profissional;
• Aumento do subsídio de refeição e de outras rubricas de expressão pecuniária, bem como revisão das ajudas de custo;
• Melhoria no regime de faltas por falecimento de familiares;
• Continuidade das políticas ativas de responsabilidade social interna, da conciliação entre a vida pessoal e profissional e de respeito pela diversidade.

O ACT foi assinado esta segunda-feira, 20 de fevereiro, pela Comissão Executiva da Altice Portugal e pelos representantes das Associações Sindicais que subscreveram formalmente os resultados da negociação.

Com esta revisão do ACT, a Altice Portugal procura dar resposta às necessidades dos trabalhadores, contribuindo para minimizar os efeitos do ambiente macroeconómico atual, e reafirmar o seu compromisso com a empregabilidade, a gestão responsável de Recursos Humanos e a visão estratégica para o negócio em que opera.

Com este acordo, a Altice Portugal reforça, também o firme compromisso com a valorização do diálogo social e com a consensualização de medidas que contribuem para a melhoria do bem-estar dos seus trabalhadores.

Consciente dos efeitos do atual contexto macroeconómico, a Altice Portugal promoveu outras medidas - como a compensação extraordinária e o reforço do apoio aos colaboradores ao nível dos pacotes de comunicações MEO– que, somadas ao acordo ora logrado, se traduzem num aumento total de 5,2%.​