No dia 6 de fevereiro o mundo foi confrontado com um desastre natural: o sismo que abalou os territórios da Turquia e da Síria. À semelhança de outras causas, o MEO não ficou indiferente a esta realidade e apelou à solidariedade dos Portugueses para que trocassem os seus pontos MEOS por donativos para o Lar Marista e a AMI.
O resultado? Muito positivo: em apenas 4 dias foram angariados 65 mil euros para as duas instituições, de forma a apoiar a população afetada com bens de primeira necessidade como alimentos, roupa quente e cobertores.
No programa MEOS, todos os euros gastos no MEO valem pontos para trocar por um conjunto de produtos, serviços, experiências e donativos que revertem a favor de causas de responsabilidade social.
A doação dos pontos MEOS ao Lar Marista de Ermesinde servirá assim para ajudar a comunidade da Síria. Alepo é uma das cidades mais fortemente atingidas pelo terramoto e os voluntários Maristas Azuis abriram de imediato as salas de aula e quartos do seu centro, tendo acolhido, nas primeiras horas após o sismo, mais de mil pessoas que ali procuraram refúgio.
«Em nome da comunidade Marista queremos agradecer à MEO a disponibilidade imediata e empenhada em colaborar com a vítimas do terramoto através da Campanha Emergência Sismo Síria. A onda de generosidade que despoletou nos seus clientes vai ajudar a melhorar tantas vidas humanas com nome e rosto através de bens que proporcionam socorro imediato, ao mesmo tempo que veiculam uma mensagem de esperança e fraternidade.», indica o Ir. António Leal, do Lar Marista de Ermesinde.
A solidariedade dos clientes MEO através da AMI, servirá também para apoiar as vítimas da Turquia. Neste cenário de catástrofe natural, a AMI, em colaboração com o seu parceiro direto Syrian Relief & Development (SRD), está a prestar apoio no terreno turco às vítimas do sismo – na cidade de Gazientepe que se situa do sudeste da Turquia e que foi fortemente afetada.
Isabelle Romão, Administradora AMI, agradece «à Altice pela dinamização desta campanha e aos seus clientes pela generosa doação dos seus MEOS. Esta é uma ajuda fundamental para a apoiar a população afetada pelo terramoto que abalou a Turquia e a Síria. Obrigado por não ficarem indiferentes e por contribuírem para esta Missão!»
Com esta campanha solidária o MEO reforça assim o seu compromisso com a sociedade e o seu papel enquanto marca de causas, demonstrando que a humanização é um dos pilares-mestre que sustenta a sua atuação e uma parte inquestionável do seu ADN.
Lar Marista de Ermesinde
A congregação dos Irmãos Maristas, à qual está associado O Lar Marista de Ermesinde, está presente na Síria desde 1904 com obras no âmbito da educação de crianças e jovens. Esta missão, habitualmente desenvolvida em colégios, devido a diferentes convulsões políticas, foi redirecionada a centros de apoio social para crianças, limitada mais tarde a um único centro na cidade de Alepo. Atualmente contam com 150 voluntários no terreno, os chamados Maristas Azuis.
AMI
Fundada em 1984, a AMI é uma Organização Não Governamental (ONG), portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos, cuja missão é levar ajuda humanitária e promover o desenvolvimento humano, tendo em conta os Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas áreas da saúde, social e ambiental, em qualquer parte do mundo, independentemente de raça, género, idade, nacionalidade, língua, política, religião, filosofia ou posição social, olhando para cada pessoa como um ser único, insubstituível, digno de atenção e cuidado. Com o Ser Humano no centro de todas as suas preocupações, a AMI já atuou em 82 países de todo o Mundo e criou 15 Equipamentos e Respostas Sociais em Portugal (Continente e Regiões Autónomas).