Musica e Tecnologia a uma so voz nos festivais de Verao do MEO

Música e Tecnologia a uma só voz nos festivais de Verão do MEO

Durante os meses de julho, agosto e setembro, mais do que dar música ao público, o MEO vai oferecer novas experiências e sensações, tudo através da sua tecnologia e da sua inovação. Um trabalho que conta com um ano de preparação e com uma equipa de mais de uma centena de pessoas.

Em 2023 o MEO lança o pack M Festivais. Pela primeira vez, os cinco festivais MEO unem-se sob uma ideologia comum, não só através da comunicação, mas também através de uma oferta comercial que possibilita a compra de bilhete para todos os festivais MEO.

O primeiro pack com o melhor da música de norte a sul e ilhas permite a compra de bilhetes para dois ou mais festivais de naming MEO e o acesso a um conjunto de vantagens, incluindo merchandising exclusivo, dados móveis adicionais e vantagens como descontos na aquisição de bilhetes para as edições de 2024.

A provar que os festivais MEO constituem eventos únicos no roteiro de verão de milhares de portugueses, para além da música, destaca-se ainda um conjunto inédito de ações e animações protagonizadas pelas várias marcas da Altice Portugal (MEO, MOCHE e SAPO), a par com cartazes que incluem grandes nomes do panorama musical internacional e nacional.

MEO Marés Vivas – 14 a 16 de julho 2023
A poucos dias do início do maior festival de música do Norte do país, já está tudo preparado para os tão esperados três intensos dias - e noites - de celebração da música no Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia.

Esperando-se casa cheia, o MEO reforçou o espaço a nível tecnológico e de infraestruturas, dotando todo o recinto de Wi-Fi gratuito e cobertura de rede móvel 4G e 5G, através da instalação de rede de fibra ótica, estações de rede móvel e dispositivos de rede para cobertura integral do evento.

MEO Sudoeste – 9 a 13 de agosto 2023
De novo na Herdade da Casa Branca, na inspiradora Costa Alentejana, a 25ª edição do MEO Sudoeste traz a Portugal grandes nomes na área da música. No ano em que celebra as bodas de prata são inúmeras as novidades que estão à espera da chegada dos festivaleiros naquela que continua a ser a melhor semana de férias das suas vidas.

Uma das grandes novidades desta edição é a implementação de um sistema cashless, a par de outras modalidades de pagamento. Apoiado na estratégia de uma maior digitalização do evento, esta opção surge com o objetivo de diminuir a circulação de dinheiro físico no recinto do festival. Ainda nesta vertente da sustentabilidade, o MEO Sudoeste continua a apostar na reciclagem e na sensibilização ambiental, através de um conjunto de ações e iniciativas que vão ter lugar durante o festival.

Também aqui, o MEO continua a investir em melhoramentos para todos os festivaleiros ao nível das infraestruturas tecnológicas:

• Toda a área do festival (zona de espetáculos, estacionamentos e campismo) está coberta com fibra ótica que dá suporte, com todas novas tecnologias de comunicação, aos circuitos de emissão e produção dos media partners, organização, imprensa nacional e internacional credenciada e parceiros;
• Cobertura 5G e de WiFi nos 16 hectares do espaço – de relembrar que o MEO Sudoeste foi o primeiro evento de música a disponibilizar Wi-Fi grátis em todo o recinto, feito único no panorama dos festivais em Portugal.
• À semelhança das edições anteriores, o MEO terá à disposição dos festivaleiros, distribuídas pelo recinto e campismo, contentores de carregamento de baterias dos telemóveis.

Toda esta infraestrutura de comunicações, desenhada de raiz para ir ao encontro do volume de informação exigido num festival desta dimensão, foi a base para os números da passada edição, que contou com mais de 160 Km de fibra ótica de última geração, para garantir um consumo de tráfego a ultrapassar os 35 terabytes.

MEO Monte Verde – 10 a 12 de agosto 2023

Com mais um festival em nome próprio, desta vez na Região Autónoma dos Açores, o MEO Monte Verde regressa nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2023 à Praia do Monte Verde, a norte da ilha de São Miguel. O evento, que se tem destacado como um dos maiores e mais mediáticos festivais dos Açores, terá ainda diversas atividades desportivas associadas ao evento, naquele que será o tão aguardado regresso do festival açoriano ao calendário dos grandes eventos nacionais.

MEO Kalorama – 31 de agosto a 2 de setembro 2023

Após uma primeira edição que superou todas as expectativas, 2023 promete ser igualmente inesquecível. Com uma identidade única, o MEO Kalorama assume-se como o primeiro festival de uma nova geração, ao juntar a música, a arte urbana e práticas e princípios de sustentabilidade.

Signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o MEO Kalorama tem inerente a preocupação com a inclusão de todos os públicos, refletida em ações e iniciativas para esse fim. Nomeadamente com a existência de WC não binários em todo o recinto, integração de jovens com necessidades especiais no staff e na organização, oferta de bilhetes a pessoas carenciadas para acesso à cultura, espaço dedicado a pessoas surdas, campanhas de separação e reciclagem de resíduos no festival, doação de sobras alimentares e de materiais no fim do evento e envolvimento da comunidade local no staff e na programação artística.

Já ao nível das infraestruturas tecnológicas, vai existir um reforço tecnológico do festival com fibra ótica de última geração, garantindo a cobertura WiFi bem como rede 5G em todo o espaço. A primeira edição, contabilizou mais de 7 terabytes de tráfego, com o tráfego em 5G, a gerar 1TB de dados. O MEO foi também responsável por garantir as comunicações da organização, patrocinadores, imprensa e parceiros de media.

O sucesso tecnológico da primeira edição do MEO Kalorama deveu-se ao empenho das equipas da MEO, responsáveis pelas montagens e monitorização de todas as infraestruturas. Este ano deu mais um passo no sentido da inovação ao criar o MEO Kalorama no Metaverso.

MEO Sons do Mar – 8 a 9 de setembro

Continuando a marcar a agenda cultural na Região Autónoma da Madeira, inserido num cenário idílico sobre a baía do Funchal, o MEO Sons do Mar traz artistas de renome nacional, proporcionando experiências de grande proximidade, quer pelas características do recinto, como da própria região.

Cada edição celebra a música, as experiências, a união, a partilha e a emoção. O apoio do MEO pretende ainda promover a ligação da marca à Madeira e a todos os Madeirenses, valorizando o festival através da tecnologia e da infraestrutura, oferecendo a melhor experiência aos visitantes.

A Música é parte integral da vida e da estratégia do MEO, um território onde tem hoje uma presença singular, seja no apoio a eventos, concertos e festivais, seja ao dar nome às maiores salas de espetáculos nacionais e no apoio a artistas. Motivos suficientes que conferem ao MEO uma distinção e uma legitimidade ímpares na música, como nenhuma outra marca. Uma legitimidade única marcada pela Humanização e pela tecnologia.