Pelo segundo ano consecutivo a marca do grupo Altice Portugal volta a ser premiada, naquele que é, há 25 anos, o mais prestigiado festival a premiar a criatividade em português, com uma campanha que alerta para situações de violação dos direitos humanos, reflexo da forma consistente como a MEO assume a sua responsabilidade enquanto marca de causas.
A campanha ‘The Forgotten Team’, resultado de uma parceria entre a MEO e a Aministia Internacional, desenvolveu-se através de vídeos, mupis, cartazes e outras plataformas publicitárias, que contaram com a criatividade da Dentsu Creative, chamando a atenção para os trabalhadores que perderam a vida na construção dos estádios do Catar, onde decorreu o campeonato mundial de futebol.
“Os abusos generalizados, no decorrer da preparação do mundial do Catar, constituem um óbvio desrespeito pelo artigo 4 (que prevê que ninguém pode ser mantido em escravatura ou em servidão). E os trabalhadores e as famílias dos trabalhadores que morreram na sequência da violação dos seus direitos básicos não podem ficar esquecidos”, lia-se nas redes sociais da MEO.
Sob os slogans ‘Não esquecemos os direitos humanos’ e ‘neste mundial temos de ser mais humanos’, ‘The Forgotten team’, que apelava aos donativos solidários - fosse por telefone, ou diretamente no botão amarelo do comando da MEO - conquistou:
- Grande Prémio Jornalistas
- Prémio Melhor Anunciante
- 2 Ouros
• Meios Digitais/New Media;
• Imprensa/Conteúdo de Marca
- 6 Pratas
• Eventos e Ativação/Ação de Guerrilha;
• Inovação em Meios;
• Design Ambientes/ Instalações de Marca;
• Social Events & Livestreams;
• Outdoor;
• Publicidade Phygital
- 5 Bronzes
• Marketing B2C;
• Relações Públicas/Gestão de Reputação e de Crise;
• Campanha Integrada Multimeios
• Conteúdos Digitais
• Projeto Integrado
Dar voz às causas sociais – uma aposta ganha
De ano para ano a MEO tem vindo a afirmar-se na liderança de ações de impacto social, que alertam e mobilizam a sociedade em prol de causas que não podem passar indeléveis. Foi assim que, também em 2022, a marca arrecadou 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, nos prémios FCC – reconhecimento pela campanha de angariação de fundos para a Ucrânia. ‘Breaking Sirens’, que também foi desenvolvida em parceria com a Amnistia Internacional, e que sensibilizava os portugueses para a realidade de um povo que tinha visto o seu país ser atacado, mereceu ainda o Leão de Ouro no Cannes Lions International Festival of Creativity, na categoria de Media.
“As pessoas são um pilar estruturante da atuação da MEO. Temo-lo afirmado ao associar-nos a um número cada vez maior de causas, sociais e ambientais. Fizemo-lo quando demos as mãos à Associação de Apoio à Vítima (APAV) para alertar para a violência doméstica, ou quando desenvolvemos pranchas de surf feitas dos plásticos que todos consumimos, para serem utilizadas na World Tour da modalidade, em Peniche, e para alertar para o problema do plástico nos oceanos. Todos os prémios que vimos recebendo em anos consecutivos não podem deixar de nos deixar orgulhosamente convictos de que estamos a cumprir com sucesso esta missão”, afirma João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal.
Este ano, a conquista de mais 15 prémios é reveladora da consolidação e do sucesso da aposta do grupo Altice Portugal numa estratégia que privilegia uma sólida atuação de acordo com a responsabilidade social que empresa tem e assume perante a sociedade e o mundo.