Conheca o Grande Juri e os 9 projetos finalistas do premio de inovacao da Altice Portugal

Conheça o Grande Júri e os 9 projetos finalistas do prémio de inovação da Altice Portugal

Os nove projetos selecionados, entre centenas de candidatos, da 7ª edição do Altice International Inovation Award (AIIA) já são conhecidos. Karion Therapeutics, Tympulse Medical e expressPIK, na categoria Startup; BreastScreening-AI, Methods for Improving Generalizability and Robustness of Medical Imaging AI Models e Charging the future os Evs through the wheel, na categoria Academia; e, Zoomguide, Mobiis e Lumen, na categoria “Inclui by Fundação Altice” são os finalistas que irão apresentar os seus projetos, numa cerimónia que se realiza a 21 de novembro, no Convento do Beato.

Categoria Startup
  • - expressPIK: Start-up que oferece diagnósticos para tratamentos personalizados do cancro da mama.
  • - Karion Therapeutics: Start-up cujo foco é o desenvolvimento de terapias inovadoras e disruptivas, eficazes e seguras para cancros agressivos.
  • - Tympulse Medical: Start-up que apresenta uma abordagem altamente inovadora à recuperação cirúrgica do tímpano.
Categoria Academia
- BreastScreening-AI: Plataforma pioneira concebida para revolucionar o diagnóstico do cancro da mama utilizando inteligência artificial avançada.
- Charging the future os Evs through the wheel: Solução que incorpora nas rodas dos veículos a capacidade de carregamento das baterias sem contacto físico.
- Methods for Improving Generalizability and Robustness of Medical Imaging AI Models: Projeto que estuda métodos para melhorar a generalização e a robustez dos modelos de IA para imagiologia.

Categoria “Inclui by Fundação Altice”
- Lumen: Solução de mobilidade avançada que permite a condução autónoma para pessoas com deficiência visual.
- Mobiis: Soluções de navegação acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente.
- Zoomguide: Guia que, através de IA, é capaz de reconhecer o ambiente e fornecer conteúdo multimédia relevante para utilizadores com necessidades especiais.

Na última etapa do Prémio, os nove finalistas a concurso vão defender os seus projetos perante o Grande Júri que volta a contar com grandes nomes do setor das comunicações e do ecossistema do empreendedorismo e da inovação:
  • Ana Figueiredo | CEO, Altice Portugal (President of the Grand Jury)
  • Alcino Lavrador |Technology and Innovation Consultant
  • Anabela Pedroso | Corporate Adviser, CEiiA
  • Diogo Araújo | Director of Capacity Building of the National Innovation System, ANI
  • Gil Azevedo | Executive Director, Startup Lisboa
  • Luís Santana | CEO, Cofina Media
  • Miguel Castro Neto| Dean, Nova IMS
  • Pedro Santa-Clara | Director, TUMO-Coimbra and Escola 42
  • Teresa Salema| Director, Fundação Altice Portugal
​Será no dia 21 de novembro que o AIIA volta a distinguir, a promover e a apoiar o talento tecnológico, reforçando o papel da Altice enquanto grupo inovador. Dos nove projetos finalistas, marcados pela diversidade e inovação dos temas, apenas um irá garantir o primeiro lugar em cada uma das três categorias a concurso: Academia, Startups e “Inclui by Fundação Altice”.
Também neste dia serão conhecidas as Startups a serem apoiados pela Startup Lisboa e o vencedor da distinção Born from Knowledge (BfK) da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Todas as novidades e informações sobre o AIIA encontram-se disponíveis no website oficial do Prémio e nas páginas dedicadas dos media partners: Revista Sábado e TEK SAPO.