Partilha Casa - um projeto nacional que une gerações

Partilha Casa: um projeto nacional que une gerações

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Numa altura em que a sociedade portuguesa enfrenta grandes desafios, como a crise habitacional e uma solidão crescente da população sénior, o MEO, enquanto marca de causas, apresenta a iniciativa Partilha Casa. Uma iniciativa nacional, a três anos, que tem por objetivo a divulgação de programas que fomentam a partilha de alojamento entre seniores e jovens estudantes universitários, em circunstâncias de plena convivência e de ferramentas que facilitam o acesso aos mesmos e vão de encontro às necessidades da população portuguesa. O conceito é simples: juntar jovens universitários que procuram alojamento e seniores que vivem sozinhos e apreciam a companhia.

Portugal é o país da União Europeia a envelhecer mais rapidamente  e 1 milhão e 700 mil idosos afirmam viver em solidão . Ao mesmo tempo, 95% dos jovens portugueses vivem com os pais  e a renda média dos contratos de arrendamento mais recentes corresponde a mais do triplo dos contratos antigos. 

Partilha Casa surge, assim, como uma solução que permite mitigar a dificuldade de acesso a alojamento a um custo acessível por parte de jovens universitários deslocados do seu contexto familiar e a solidão da população sénior. Tudo isto num ambiente acolhedor e de partilha, permitindo um maior conforto e qualidade de vida, fazendo com que Proximidade e Humanização sejam os conceitos subjacentes este projeto. 

 O website agregador nacional partilhacasa.pt, disponibiliza uma plataforma que integra os atuais programas parceiros que fomentam a partilha de casa intergeracional e abre a porta a que outros se desenvolvam e associem a esta mesma iniciativa que tem, como um dos objetivos, dinamizar uma maior prevalência deste tipo de soluções por todo o nosso País. É também neste website que todos os interessados – seniores, jovens ou instituições – se podem registar e, assim, fazer parte deste programa. 

Através do estabelecimento de parcerias com programas que atuam neste âmbito, o MEO assume-se como promotor e facilitador da iniciativa Partilha Casa, juntando associações e instituições que promovem esta causa – amplificando o potencial de angariação de candidatos no seu contexto geográfico – e entidades oficiais que apoiam esta iniciativa. Na fase de lançamento integram o projeto o Programa Abraço de Gerações, de Coimbra e o Programa Une.Idades, de Lisboa, bem como a Gebalis, enquanto parceira promotora deste conceito na cidade de Lisboa. 

Tendo as pessoas, as comunicações e o território casa no seu core de atuação, o MEO disponibiliza ainda aos participantes no programa soluções de comunicação com condições especiais, permitindo dotar os alojamentos partilhados da necessária conectividade e acesso à informação.

“Com esta iniciativa pretendemos chegar a todos os cantos do País, em prol de uma causa maior e à qual os Portugueses não podem ficar indiferentes. Enquanto líder do setor das comunicações eletrónicas, o MEO tem o dever de chamar à atenção dos portugueses para temas presentes na sociedade, colaborando na construção de um futuro que honre a importância fundamental das pessoas.”, Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal.

Partilha Casa conta também com as Câmaras Municipais do Porto, Coimbra e de Lisboa como parceiros do projeto.
“O Município do Porto tem sido pioneiro na resposta aos desafios do rápido envelhecimento da população, com programas como o Porto Importa-se ou as Residências Partilhadas. De igual modo, está na vanguarda da procura de soluções para a crise da habitação, em diferentes planos, seja na criação de programas para habitação acessível, como o Porto com Sentido, ou no investimento contínuo na habitação social, com cerca de 13% do edificado destinado a esta modalidade habitacional, quando a média nacional é de 2%. Nada mais natural, por isso, do que o Município do Porto se associar ao projeto Partilha Casa, que se afigura como relevante e pertinente no combate a estes dois flagelos sociais.”, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Por sua vez, para Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “A habitação é o maior desafio que temos em Lisboa neste momento. É um desafio que não tem uma solução simples, mas que precisa de várias respostas diferentes. E se há algo que pode fazer a diferença em todas estas respostas é uma coisa muito específica: a inovação. É isso que a MEO fez com este projeto ao usar a inovação para resolver problemas sociais. E por isso, como Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, é com muito orgulho que me associo a esta grande iniciativa, porque ela transmite exatamente aquilo que eu penso sobre o papel da inovação. Para a inovação valer a pena, ela tem de ter impacto e o verdadeiro impacto é este impacto social, é esta capacidade de mudar para melhor a vida das pessoas.”

“O envelhecimento da população representa uma dinâmica demográfica negativa transversal a todo o país, embora com assimetrias. Coimbra é particularmente afetada, acima da média nacional. As problemáticas da habitação, da solidão e do isolamento das pessoas idosas são um desafio para Portugal, para o Governo, para as Autarquias, para as Instituições, para todos e para todas. O Município de Coimbra congratula a Altice, através da sua responsabilidade social, pela criação do projeto de impacto social para a mitigação destas problemáticas, com o intuito final de contribuirmos, todos e todas, para uma sociedade realmente humanizada e concretamente preocupada com as pessoas mais frágeis e mais carentes.”, Dr. José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

“Quando se abre uma porta, abre-se o coração”
Para assinalar o lançamento desta iniciativa e garantir o maior alcance da mesma, o MEO lança ainda uma campanha multimeios divulgando, a nível nacional, este projeto junto de todos os portugueses.
Uma campanha humana que tem na sua génese as duas problemáticas da sociedade portuguesa – a crise habitacional e a solidão dos idosos -, os benefícios aportados pela partilha de casa entre gerações e a divulgação do site partilhacasa.pt.

“Quando se abre uma porta, abre-se o coração” conta a história de uma jovem que vai estudar para Lisboa e partilhar a casa com uma idosa. A relação entre ambas evolui rapidamente, de estritamente prática e funcional para uma forte amizade, com uma convivência natural e de entreajuda mútua nas tarefas diárias e nos momentos do seu quotidiano pessoal.
Num registo muito humano e emotivo, a história evolui com a jovem a conhecer o passado de patinadora da senhora que a acolhe em sua casa. Acabando por a surpreender, na véspera de Natal, ao proporcionar-lhe a possibilidade de voltar a patinar, revivendo hoje a experiência de um passado cheio de emoção.
 
Uma história que junta duas gerações, construindo um futuro melhor em conjunto.
Porque quando se abre uma porta, abre-se o coração.

Ficha técnica 
  • Agency: Dentsu Creative Portugal
  • CEO: Tomás Froes
  • CCO: Lourenço Thomaz
  • Executive Creative Director: Ivo Purvis
  • Head of Strategy: Patrick Stilwell
  • Art Director: Orlando Gonçalves
  • Copywriter: Cristina Amorim
  • Head of Production: Martim Lemos
  • Account Director: Carla Vidal Marques
  • Account Manager: Rita Morgado
  • Production Company – Ministério dos Filmes 
  • Executive Producer  – Alberto Rodrigues
  • Producer Manager – Matilde Silveira
  • Diretor – Marco Martins
  • DOP – Georgina Ferrer
  • Sound – Estúdio Guel
  • Music – Sia Angel by the Wings
  • Pós Production video – Glimpse​