Prémio de Arte da Fundação Altice já tem finalistas

A Fundação Altice divulga os 20 finalistas da primeira edição do Prémio Norberto Fernandes, iniciativa que visa promover e dinamizar a Arte Contemporânea. Das 250 candidaturas recebidas foram eleitos os 10 finalistas de cada uma das categorias a concurso - Arte e Tecnologia e Jovens Artistas.

A qualidade e diversidade dos projetos submetidos superaram as expectativas, refletindo a riqueza do panorama artístico contemporâneo. A escolha da shortlist foi da responsabilidade da Comissão de Avaliação, constituída por Adelaide Duarte, Historiadora de arte, investigadora e subdiretora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Manuel da Costa Cabral, Diretor do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 2011; e Pedro Portugal, Cofundador dos movimentos artísticos Homeostética, Ases da Paleta, Etno-Estética, Explicadismo, Pandemos, Zuturismo, Arthomem e KWZero.

Os projetos selecionados, que serão expostos no Espaço Coleção da Fundação Altice, situado no Fórum Picoas, em data a indicar, serão avaliados pelo Júri do Prémio, composto por elementos de referência e reconhecimento do meio artístico e académico, acompanhados por um elemento da Fundação Altice. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia em data e local a ser comunicado.

Visando incentivar a criação de valor na arte contemporânea, ao apoiar projetos na área das artes plásticas, o galardão é uma iniciativa da Fundação Altice e conta com prémios no montante global de 40 mil euros: categoria “Arte e Tecnologia” (30 mil euros) e categoria “Jovens Artistas” (10 mil euros).

Finalistas Prémio Norberto Fernandes 2024

8. Maria Trabulo
9. Pedro Barassi
10. Samuel Ferreira

Fique a conhecer os projetos finalistas em detalhe no website oficial do Prémio​.