Inteligência artificial, realidade aumentada, automação e IoT na base das soluções finalistas da edição de 2024

Inteligência artificial, realidade aumentada, automação e IoT na base das soluções finalistas da edição de 2024

Uns óculos para pessoas com deficiência visual, video analytics aplicado à segurança das operações ou um sistema para automação de máquinas agroflorestais, são algumas das 12 soluções selecionadas para a final da segunda edição do 5G Challenge. Um concurso de inovação tecnológica da MEO Empresas que visa reconhecer e premiar novas soluções e serviços que explorem o potencial do 5G, a nova geração de rede móvel.

Desenvolvidas para dar resposta a desafios em áreas como a indústria, energia e telecomunicações, saúde, aeronáutica, desporto ou ambiente, encontram-se apuradas para a última fase do concurso desde soluções centradas na inteligência artificial e na realidade aumentada, passando pela automação até à internet das coisas. Os finalistas foram escolhidos entre cerca de 50 candidaturas, provenientes de países como Portugal, Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Um número recorde na história da iniciativa.
Com prémios no montante global de 30 mil euros, os finalistas concorrem a três categorias: Grande Prémio de Inovação 5G, com um prémio no valor de 15 mil euros; Melhor Solução Portuguesa, no valor de 10 mil euros e Prémio Sustentabilidade e Impacto Social, com um prémio a ser atribuído no valor de 5 mil euros. 

Entre os 12 finalistas encontram-se (descrição dos projetos disponível na página 3):
  • AR/XR Remote Technical Assistance
  • Enline
  • eSole - Digital smart insole for musculoskeletal health assessment
  • Fogsphere AI - Safety & Operations Intelligence
  • .lumen - Glasses for the Blind
  • Lusospace - Augmented Reality (AR) for Industry 4.0
  • REHABILITY for telerehabilitation with games
  • Sentry - Sistema Modular para Automação de Máquinas Agroflorestais
  • Sentryonics
  • Surf REC
  • Tisacloud: Secure IoT Platform
  • Windcredible

As empresas e startups selecionadas para a final, cujas soluções inovadoras dão resposta a problemáticas de áreas como indústria, energia e telecomunicações, saúde, aeronáutica, desporto ou ambiente, vão defender as suas soluções perante um júri do qual fazem parte membros da Comissão Executiva da Altice Portugal, clientes e parceiros, grandes nomes do setor e do ecossistema da tecnologia e inovação: Fátima Caçador, Diretora da Casa dos Bits, Hélder Almeida, Diretor de Operações da Efacec Power Solutions, José Henriques, Chief Technology Officer/CIO do Crédito Agrícola, José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer da Altice Portugal e Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal. O pitch final realiza-se a 25 de junho 2024.
Impulsionadores da transformação digital das empresas e organizações, as soluções finalistas dão resposta ao desafio proposto para a edição de 2024: encontrar soluções para clientes empresariais, alavancadas pela conetividade 5G, com especial foco para soluções que explorem funcionalidades avançadas do 5G como, por exemplo, o network slicing.

Todos os detalhes sobre o 5G Challenge disponíveis em 5G Challenge.



 

 

contactos noticiascontactos noticiasContacte-nos<p>​Esclarecimentos ou pedidos de informação por parte da comunicação social sobre a Altice Portugal podem ser colocados aqui.​​​​​​<br></p>[{"title":"","url":"","link":null,"target":null,"type":"detail","is3d":false,"imageWidth":"1600","imageHeight":"250"}][{"text":"Saiba mais","url":"/pt/contactos/media","icon":"","modal":"false","isDisabled":false,"format":"btn-text","color":"btn-color-2","newWindow":false}]1[{"title":"","customBackgroundColor":"","color":"label-color-1","isMultiLabel":false,"isHighlight":false,"isStrikeThrough":false,"isOpaque":false}][][][{"videoImageUrl":"","videoTitle":"","videoUrl":"","videoTarget":"","videoWidth":"","videoHeight":"","videoType":"videoXL","videoIsEmbed":false}][][{"text1":"","text2":"","enddate":""}]