Na prática, trata-se de uma invenção que, aplicada à plataforma de conversações inteligente BOTSchool – também ela desenvolvida pelo laboratório de inovação da Altice – lhe confere- a capacidade de processar linguagem natural (falada e escrita), interpretar o que está a ser transmitido e identificar intenções, de forma a escolher a melhor abordagem para cada caso de uso, e assim dar a resposta mais adequada ao pedido do utilizador.
A tecnologia patenteada foi desenvolvida ao longo de um ano por uma equipa de 20 colaboradores do polo situado em Aveiro, equipa que se dedica ao desenvolvimento de toda a tecnologia que suporta os avanços da plataforma BOTSchool.
Recorde-se que esta plataforma, que veio tornar mais célere e eficaz a assistência aos clientes da MEO, pelo grau de precisão implícito nos seus modelos de aprendizagem, é hoje já dotada de Inteligência artificial generativa. É, aliás, neste ramo da Inteligência Artificial, que a mesma equipa está atualmente empenhada em continuar a inovar e a desenvolver novas ferramentas.
Atualmente, a Altice Labs tem um total de 8 patentes submetidas nas áreas da Inteligência Artificial e do Processamento de Linguagem Natural, áreas que são o presente, mas também o futuro do desenvolvimento tecnológico, pelo que prometem trazer de transformador à sociedade. Com esta nova distinção, a Altice Labs vê reconhecida a dimensão e o sucesso do seu investimento em I&D e reforça, uma vez mais, a sua posição de liderança no setor.