A Altice Labs conquistou um novo reconhecimento internacional, desta vez com uma patente concedida pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO). Intitulada "Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module", a patente refere-se a um módulo ótico compacto e inovador que duplica a capacidade de portas GPON em equipamentos de telecomunicações.
Esta tecnologia, desenvolvida para aplicação em Terminais de Linha Ótica (OLT) em centrais de telecomunicações, aumenta significativamente a densidade de terminais de rede ótica passiva (PON) por equipamento. A inovação responde à crescente procura por maior capacidade e velocidade nas redes de telecomunicações, impulsionada pelo aumento exponencial de utilizadores e dispositivos conectados.
"Esta conquista, que muito nos orgulha, reforça a posição da Altice Labs na vanguarda da inovação em telecomunicações", afirma Paulo Firmeza, Diretor-Geral da Altice Labs. “O nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias avançadas é a chave para continuarmos a fornecer soluções eficazes e robustas, que respondem diretamente às necessidades de um mercado em constante evolução."
A nova patente norte-americana junta-se ao crescente portfólio de propriedade intelectual da Altice Labs, que em 2024 já conquistou várias patentes. Para além da “Dual GPON Small Form-Factor Pluggable Optical Module”, destacam-se:
- Método para processamento de linguagem natural baseado em segmentos multimodelo: Aplicada à plataforma de conversações inteligentes BOTSchool, esta solução permite interpretar linguagem falada e escrita de forma a oferecer aos utilizadores interações mais naturais e eficazes.
- Distribuidor de limites de taxa de carga para a admissão de solicitações de serviço discretos: Componente de software que otimiza o desempenho de sistemas de processamento de dados, como o Sistema de Cobrança Online (OCS), através da distribuição inteligente de recursos e da adaptação de limites de carga em várias interfaces.
A Altice Labs decidiu ainda reforçar a proteção de várias invenções com pedidos de patente já submetidos em Portugal. Recentemente, submeteu novos pedidos de patentes europeias - nas áreas da rede ótica passiva, plataformas digitais, gestão e análise avançada de conteúdos audiovisuais, processamento de linguagem natural e inteligência artificial e gestão de redes óticas -, mas também no Reino Unido, na rede ótica passiva, e nos Estados Unidos da América, nas áreas de rede ótica passiva e gestão de redes óticas.
Ao longo do ano de 2024, a empresa submeteu também vários pedidos de patente para inovações na gestão de redes, na segurança da informação e na implementação de mecanismos de data governance em ecossistemas de dados complexos.