A terceira edição do festival que encerra o verão dos portugueses num casamento entre música e tecnologia ficou marcada por uma subida exponencial dos números fixados no balanço do MEO. Ao longo dos três dias do MEO Kalorama os festivaleiros consumiram 12 TB de tráfego.
Nesta terceira edição do festival MEO Kalorama, a relação, histórica e umbilical, do MEO ao panorama da música e da cultura, materializou-se no reforço dos serviços e das infraestruturas que, no Parque da Belavista, em Lisboa, garantiram o melhor dos serviços de telecomunicações a visitantes e parceiros, que puderam disfrutar de Wi-Fi gratuito e cobertura 5G em todo o recinto, à maior velocidade do mercado.
Para tal, foram instalados no recinto, entre outros equipamentos, 12Km de fibra ótica e 135 access points Wi-Fi (hotspots de alta densidade) – infraestruturas indispensáveis, também, à transmissão dos conteúdos produzidos, durante o evento, pelos órgãos de comunicação social. Fruto deste investimento numa operação que envolveu mais de 80 colaboradores do MEO, o balanço dos três dias de festival superou todas as expectativas, com o tráfego da rede móvel e WiFi a atingir 12TB, e a rede 5G da operadora a destacar-se ao proporcionar mais de 35% das comunicações estabelecidas.
Desde a sua primeira edição, e sempre com o MEO como parceiro e naming sponsor, o festival MEO Kalorama apresentou-se ao público português, bem como aos milhares de turistas que visitam o país, como um evento ímpar no cruzamento entre a música, a arte e a sustentabilidade. E, nesse cruzamento, a tecnologia MEO evidencia-se como elemento exponenciador da forma como esses três elementos chegam aos festivaleiros. Destaque-se aqui a marca da sustentabilidade, já inequivocamente colada à imagem do festival, para a qual o MEO contribuiu ainda mais nesta edição.
Transportando para o Parque da Belavista um plano desenhado em parceria com a consultora Access Lab, com o objetivo de universalizar ainda mais o acesso a eventos culturais, o MEO concentrou esforços e levou aos cidadãos portadores de várias deficiências ‘Música com Sentido’. É este o slogan da mais recente campanha da marca, que, recorrendo ao que de mais humano se retira da tecnologia MEO, vem reforçar o seu compromisso com a música e com a comunidade ao abrir as portas dos festivais de verão a muitos cidadãos que nunca tinham vivido essa experiência.
• Pessoas com mobilidade condicionada: melhoria das acessibilidades no recintos– plataformas maiores e mais bem posicionadas; sinalética especifica; mais casas de banho especiais; balcões rebaixados em serviços-chave; stand com disponibilização gratuita de cadeiras de rodas e propulsores elétricos, shuttle adaptado da Estação do Oriente x Metro da Belavista x Estacionamento de mobilidade condicionada no Parque da Belavista; oficina para pequenas reparações de cadeiras de rodas; empréstimo de cadeiras de rodas e kits motorizados.
• População neuro-divergente: criação de salas de pausa e oferta de kits sensoriais para regulação em contexto de crise; disponibilização de um guia visual do evento para informar antecipadamente a localização e aspeto visual dos principais locais e serviços no recinto.
• População surda: interpretes de língua gestual portuguesa no Palco MEO e Palco San Miguel e espaços dedicados a pessoas surdas para sentirem o som.
• População cega: disponibilização de audiodescrição no Palco MEO e outros espaços.
No rescaldo de uma edição que confirma o MEO Kalorama como sendo já um dos festivais de verão mais aclamados pelo público, o MEO consolida-se também, assim, como a marca preferida dos portugueses, pela forma como se afirma no território da música, naquilo que esta tem de elemento de partilha e de união, ligando as pessoas à vida. O sucesso da parceria, recorde-se, já ditou a sua renovação até 2027.